UEM

UEM
Esse pode ser o SEU futuro!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Matemática - 1º e 3º dia no caso de quem for a específica

Bem neste post estarei fazendo um apanhado e uma bela revisão de TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO, eu preciso muito disso já que uma das minhas específicas é matemática e a outra é física. Aproveitem (risos).

Trigonometria do triângulo retângulo e círculo trigonométrico
Carlos Alberto Campagner*


1) Triângulo retângulo



*Definições



*Ângulos notáveis



Galera meu professor de matemática até passou uma musica para se decorar esta tabela que é de EXTREMA importância!

Música:

UM DOIS TRÊS
TRÊS DOIS UM
TUDO SOBRE DOIS...
VOCÊ PÕE A RAIZ NO
TRÊS E NO DOIS, HEY

A TANGENTE É DIFERENTE,
VEJA SÓ VOCÊ:
RAIZ DE TRÊS SOBRE TRÊS, ^
UM RAIZ DE TRÊS, HEY (risos
)

Vou postar no You Tube o vídeo dele cantando, é muito engraçado!!

2) Medidas de arcos



3) Círculo trigonométrico
*Quadrantes



*Relações fundamentais

Deixem eu só dar uma frisada nisto, quando você lê: RELAÇÕES FUNDAMENTAIS, quer dizer que elas são REALMENTE FUNDAMENTAIS, logo decore, aprenda, faça o que quizer, mas saiba-as.



*Transformações trigonométricas



Fonte: http://vestibular.uol.com.br/revisao-de-disciplinas/matematica/trigonometria-do-triangulo-retangulo-e-circulo-trigonometrico.jhtm

Artigo de Opinião - Redação

Neste post eu estarei dando um exemplo de artigo de opinião que eu mesmo escrevi e já avaliado pelo meu professor de redação. Poderão notar que minha nota não foi muito boa (risos), exatamente pelos fatos de eu não escrever muito bem e de persistir em um erro sempre marcado em minhas redações. Bem vamos lá.


Hipocrisia

O sistema de cotas raciais é um absurdo, por ser incoerente com a ideologia de que todos nós, enquanto seres humanos, somos iguais. E mais, acredito que é desleal, pois reserva vagas para pessoas, levando em consideração a sua raça, e não sua capacidade intelectual como deveria.
Espero que mais este mode de discriminação racial acabe, pois, é isto que está acontecendo. O Govendo apoiando este tipo de cota, cria um abismo social muito grande, e torna-se hipócriya, quando diz abominar a discriminação racial.


Bom agora vem os comentários do meu professor:

...racial acabe,... = Truncado
levando; acontecendo; apoiando = EVITE, gerundismo!!

*Aprofundar. Melhorar sua argumentação
*Melhorar a linguagem


Eu concordo com tudo que ele escreveu na minha redação. E apesar de tudo, ainda não achei MUITO ruim a minha nota, porém poderia ser bem melhor. 3,5
Próximo post REVISÃO DE MATEMÁTICA.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Carta do leitor - Redação

Neste post vou tentar passar bem tecnicamente a estrutura da carta do leitor e da carta de reclamação, para que ninguém se esqueça, pois vale muitos pontos, ou talvez se você deixar de marca-los pode valer o seu ZERO. (risos)

Estrutura:

Maringá, 13 de maio de 2010
Ao senhor José,
................................................
.....................................................
................................
...................................................
..........................................................
....................................................Corpo da carta, não se esqueça que é essencial que você marque bem o gênero, e uma das marcas deste é a conversa entre você e o leitor que no caso é o José. É interessantíssimo que você trate o seu leitor da mesma forma, desde o início da carta até o final, no caso se eu iniciei o meu texto tratando-o de forma formal irei de formal até o final da carta..............................................
...................................................
...........................................................
......................................................
(Agradecimento embutido no corpo da carta)
G.
(Lembrando que a assinatura deve ser a que o comando te pede).
Continuarei com Redação no próximo post.

Redação - 2º dia - 120 pontos

Bom gente mudando um pouco de assunto, vou parar de falar um pouco de literatura para dar enfoque a outra parte da prova, até mais importante. Redação para mim é e sempre foi um bicho de sete cabeças. Estou estudando muito para talvez ir melhor.
Primeiro de tudo quais são os gêneros? Estarei passando logo adiante a relação destes com uma respectiva informação, tem título ou não tem título.

Artigo de Opinião - Tem título
Resposta Aumentativa - Não tem título
Resposta Interpretativa - Não tem título
Resumo - Não tem título
Carta do leitor - Não tem título
Carta de Reclamação - Não tem título
Notícia - Tem título
Reportagem - Tem título
Relato - Tem título
Conto - Tem título
Fábula - Tem título
Texto Instrucional - Tem título

Devem tem notado que são muitos gêneros. Dos doze podem cair até quatro que juntos totalizam o valor de 120 pontos.
Em todos os gêneros textuais no vestibuçar da UEM e o que mais te faz pontuar nestes textos é a MARCAÇÃO DO TEMA!!!
Em qualquer um dos gêneros é essencial que MARQUE-SE O TEMA!! e também nas respostas é interessantíssimo que retome-se a pergunta, tendo em vista que a pessoa que esta lendo não sabe o que te foi perguntado. Em um gênero que utilize a argumentação, traga argumentos novos, extrapole, não fique girando em torno do texto de apoio. Porém existem alguns gêneros que você não pode citar suas opiniões e também não pode argumentar, como no Resumo.
Fique bem atento especificamente ao que o enunciado diz, pois você pode não estar fazendo o que o mesmo pede, e assim deixar de pontuar, ou até zerar, por exemplo, se o enunciado pede que você assine a sua Carta do Leitor como Leitor; NÃO ASSINE COM O SEU NOME, pois será considerado sinal de identificação e por consequência você terá nota ZERO!!! Continuarei com Redação.

Literatura - 5 Questões no segundo dia!

Acredito que se analisarmos bem o histórico das provas da UEM, veremos que um dos livros que foi altamente cobrado foi Dom Casmurro de Machado de Assis, logo é bem pouco provável que caia novamente.
Porém um livro forte para a prova do literatura é Contos Novos Mário de Andrade, mais especificamente o primeiro conto (Vestida de preto). Óimo resumo:

Vestida de preto - Nele, o narrador aborda um amplo período de sua vida. Tudo começa na infância. Flagramos Juca (o narrador) e sua prima, de família abastada (alguns estudiosos apontam as dificuldades do relacionamento Juca / Maria, provocadas pela diferença social, como um aspecto autobiográfico) brincando de família com outras crianças numa casa de vários cômodos. No entanto, ao contrário dos outros meninos, o casal protagonista tranca-se num cômodo. Houve um momento em que Maria estende uma toalha no chão. Era hora em que “marido e mulher” deveriam dormir.

Deitados, o menino, posicionado atrás da companheira, acaba encantando-se com a vasta cabeleira que tem à sua frente, mergulhando a cabeça nela, enquanto Maria entrega-se, estorcendo-se de prazer, com o contato dos lábios do menino em sua nuca.

São interrompidos com a chegada de Tia Velha (outro elemento autobiográfico. Mário de Andrade possuiu uma tia com as mesmas características de Tia Velha), que os flagra, dá-lhes uma bronca e ameaça delatá-los. O que acontece aqui é como a Queda do Paraíso (Mário de Andrade era muito católico). Os dois separam-se, assustados e envergonhados, e nunca mais aquela sensação de êxtase e felicidade vai ser recuperada, apesar de as duas personagens buscarem, à sua maneira, recuperar esse bem perdido.

Interessante é notar o papel que a Tia exerce. Antes de sua chegada, a brincadeira não tinha nenhuma conotação indecente. Foi seu olhar, sua reprimenda e julgamento que ensinou a noção de pecado. Dessa forma, podemos entender que o ato em si não era errado; a visão do adulto, representado por Tia Velha, é que aplicava toda essa qualificação repressora. Tudo isso são considerações freudianas.

Seguindo rigidamente os pressupostos do pai da psicanálise, vemos as duas personagens afastarem-se, reprimirem o que antes enxergavam como positivo e prazeroso. Distanciam-se por toda a adolescência, apesar de ficar um conflito surdo de desprezo com fundo de sedução. É o que pode ser entendido como “denegação”, a negação que esconde uma afirmação. Juca assume uma imagem negativa na família, como o maluco, o que não se apega muito às regras (essa imagem será retomada em O Peru de Natal), enquanto Maria, riquinha, certinha, começa a evitá-lo, mesmo que apenas com um olhar reprovativo.

Tempos depois, há uma inversão. O menino, agora adolescente, dedica-se aos estudos (talvez impulsionado por Frederico Paciência, personagem do conto homônimo), sublimando-se, tornando-se bem visto, enquanto Maria, que chega a ir para a Europa, torna-se falada, protagonista de vários escândalos morais.

Já na fase adulta, chega a notícia da volta de Maria ao Brasil. Juca vai revê-la. Fica nas entrelinhas a idéia de que seria positiva a união dos dois, pois sossegaria o espírito afoito da mulher. Mas o reencontro é marcado de dolorosas simbologias. Em primeiro lugar, o local, uma “saletinha da esquerda”. A família, ricaça, estava num banquete. Fica marcante – e humilhante – a diferenciação social. Maria recebe-o em seu vestidinho preto, perfeito atiçador de sensualidade e fetichismo. Parecia estar-se oferecendo para ele. O jovem tem sua imaginação explodindo de excitação.

No entanto, educado, reprime seus impulsos e diz apenas um “Boa noite, Maria” formal, frio. É o primeiro de entre outros contos em que o protagonista chega muito próximo de um momento de felicidade plena e o deixa escapar, ficando apenas, muito tempo depois, a revivê-lo de forma meio doída.

Juca perde contato com Maria, sabendo apenas que ela ia continuar sua vida “alternativa” com um excêntrico austríaco.


Fonte: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/c/contos_novos

UEM aguarda 22 mil candidatos para o Vestibular que começa domingo


Com a aplicação das provas de Conhecimentos Gerais, começa neste domingo, dia 18, o Vestibular de Verão da Universidade Estadual de Maringá. Para este concurso são esperados 21.984 candidatos, que irão disputar 1.682 vagas em mais de 50 cursos de graduação. Os candidatos inscritos para o curso de Medicina enfrentarão a maior concorrência. São 267,1 candidatos por vaga. Entre os cotistas a concorrência é um pouco menor, mas ainda assim é alta: 106,5 candidatos/vaga.

O recém-criado curso de Biomedicina também registrou grande procura. Com 42,3 candidatos por vaga, foi o quinto mais concorrido, surpreendendo os organizadores do concurso. Como Biomedicina, outras três graduações irão selecionar sua primeira turma. São os cursos abertos no novo câmpus da UEM, em Ivaiporã: História, Educação Física e Serviço Social.

O concurso segue até terça-feira, dia 20, e será realizado em nove cidades paranaenses, mobilizando, na organização, em torno de 1,9 mil pessoas, entre fiscais e pessoal de apoio. Haverá provas em Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Umuarama, Paranavaí, Apucarana, Campo Mourão e Ivaiporã.

O vestibulando que ainda não sabe onde irá realizar a prova pode consultar o Menu do Candidato disponível no site www.vestibular.uem.br. É preciso informar número de inscrição e senha. Caso tenha perdido esses dados, pode entrar em contato com a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) pelo telefone 44 3011-4450.

Nos três dias de prova, a entrada dos candidatos nas salas estará liberada das 8h30 até às 8h50. Quem chegar após esse horário não poderá fazer a prova, pois não serão admitidos retardatários. Conhecer o local de prova com antecedência é uma boa medida e evita corre-corre no dia do exame.

O candidato deve apresentar o original do documento com foto e precisa levar lápis, borracha e caneta azul ou preta escrita grossa, de tubo transparente. Não será permitido o uso de relógio de pulso, celular, calculadora, MP3 e equipamentos similares.

O Vestibular de Inverno segue na segunda-feira, dia 19, quando serão aplicadas as provas de Literatura, Língua Portuguesa, Redação e Língua Estrangeira. Na terça-feira, último dia do concurso, os candidatos respondem às questões de Conhecimentos Específicos.

A CVU realiza um plantão de atendimento no sábado, dia 17. Será na sede da Comissão, no Bloco 28, no câmpus universitário, das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.


Fonte: www.uem.br

Literatura - 5 Questões no segundo dia!

Rapidamente estarei nesta postagem citando a lista de livros que a UEM pede concluindo que você já deveria saber quais são, e principalmente lido-os!


Obras Autores

Contos Novos Mário de Andrade
Dom Casmurro Machado de Assis
Melhores poemas Gonçalves Dias
Melhores poemas João Cabral de Melo Neto
Melhores poemas Manuel Bandeira
O calor das coisas Nélida Piñon
O cobrador Rubem Fonseca
Poemas escolhidos Cláudio Manuel da Costa
Senhora José de Alencar
Triste fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto


Meus comentários pessoais sobre os livros:

Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
Pessoal em primeiro lugar uma coisa que eu não imaginava é que Lima Barreto era um homem (risos), mas tudo bem, vamos lá, o livro em si fala sobre o ufanismo de um homem chamado Policarpo Quaresma, e sobre a Triste decepção deste homem, que foi nada mais nada menos, ver que seu país não o apoiou como ele o fez.
Vi neste livro a presença do extremo nacionalismo, e suas consequencias. E pelo meu ver era exatamente isto que o autor queria mostrar.
Período: Pré-Modernismo.

Semana Pré-vestibular UEM

Sei como todos os vestibulandos estão se sentindo nesta semana; medo, insegurança, ansiedade e por aí vai, pois sou um vestibulando também, e sinto tudo isso e mais um pouco (risos). Neste Blog tentarei fazer um breve apanhado de tudo que estudei, até por que também acho que é uma ótima forma de estudar! Não sei se alguém lerá o que aqui estou escrevendo e relatando, porém não me importo muito com isso. Mesmo assim escreverei. E para você que esta ai lendo. Obrigado e bons estudo, pois se você esta aqui estava provavelmente no Google procurando um lugar que possuísse a matéria adequada para estudo que cairá na UEM.